EMT Estimulação Magnética Transcraniana

Estimulação Magnética Transcraniana

A Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (EMTr) é um tratamento capaz de gerar mudanças controladas nos neurônios de regiões específicas do cérebro, ativando-os ou inibindo-os, de acordo com o objetivo terapêutico. É uma técnica inovadora para o tratamento da depressão e outras doenças psiquiátricas.

O objetivo da EMTr é estimular ou inibir áreas específicas do cérebro, relacionadas à depressão, esquizofrenia e outras doenças. A estimulação é feita por meio de pulsos magnéticos, semelhantes aos utilizados nos aparelhos de ressonância magnética, que induzem correntes eletromagnéticas diretamente para o cérebro.

O tratamento consiste em uma série de sessões em que o paciente recebe os estímulos. O número de sessões é determinado pelo médico que avalia cada caso e prescreve as sessôes segundo protocolos aprovados pelo Conselho Federal de Medicina, e o equipamento usado é certificado pela Anvisa.

A técnica não é invasiva e quase não apresenta efeitos colaterais, o paciente pode voltar para casa dirigindo após as sessões, sem ter nenhum comprometimento de suas habilidades motoras ou cognitivas .